i

Cosméticos naturais, orgânicos e veganos: o que são e as diferenças

post1.jpg

Cada vez mais aumenta a procura por produtos naturais, orgânicos e veganos. Com isso, é natural que os consumidores também busquem por cosméticos dentro destas características. Você está preparado para atender estes clientes?

Pensando nisso, apresentamos cada um destes conceitos:

Cosméticos Naturais

São aqueles que não possuem em sua composição ingredientes de origem sintética. Um cosmético natural é 100% feito com ingredientes de origem natural, como extratos botânicos, óleos essenciais, óleos e manteigas vegetais.
Um cosmético deixa de ser natural quando tem ingredientes tais como: conservantes sintéticos (ex: triclosan, parabenos, formaldeído, etc) fragrâncias sintéticas, óleo mineral, entre outros ingredientes sintéticos.

Cosméticos naturais são excelentes para a beleza, saúde e meio ambiente pois seus ingredientes são bem aceitos e absorvidos pela pele, cabelos e não são tóxicos para o corpo ou meio ambiente. O mesmo vale para os orgânicos, explicados melhor abaixo.

Cosméticos Orgânicos
Para ser orgânico, primeiro o cosmético tem que ser 100% natural. Porém, neste caso o cosmético também tem que respeitar um nível de organicidade, ou seja, precisa ter uma certa quantidade de ingredientes que além de naturais sejam de origem orgânica.

O que é um ingrediente de origem orgânica?
São ingredientes livres de agrotóxicos e modificações genéticas em todo o ciclo de produção de forma comprovada por alguma certificadora nacional.

Falando em certificadoras, são elas que vão determinar o nível de organicidade do produto para ser considerado orgânico. No Brasil as utilizadas são: IBD, Ecocert e Sisorg.

Cosméticos Veganos
Um cosmético vegano não tem em sua composição ingredientes de origem animal, como, por exemplo, lanolina (proveniente da lã do carneiro), cera de abelha, mel, própolis, corante vermelho a partir do inseto cochonilha, entre outros.

Um cosmético vegano pode sim ser natural e também orgânico, acumulando as características, porém isso não é inerente ao seu conceito.

E onde fica o conteito cruelty-free, ou livre de testes em animais, nesta história?

Todo cosmético vegano é inevitavelmente cruelty-free, pois o conceito de vegano também prevê que o produto não seja testado em animais.

Naturais e Orgânicos também costumam ser cruelty-free, seja por obrigatoriedade das certificadoras, como por cultura e ideal de suas marcas produtoras.

Quer oferecer cosméticos naturais, orgânicos e veganos para seus clientes em sua loja ou revenda independente?

Contato

RUA DONA FRANCISCA, 8300
PERINI BUSINESS PARK I BLOCO L, SALAS 22 E 24
DISTRITO INDUSTRIAL,
JOINVILLE - SC, 89219-600